Produções

Artigos 

Frick, Loriane Trombini. RESPONSABILIDADE SOCIAL E RELAÇÕES COM PARES NA INFÂNCIA. EDUCA – REVISTA MULTIDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO, v. 17, p. 672-686, 2020.http://dx.doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4939

GRIZOTES, B. M. C. ; FRICK, L. T. . ESCOLAS CÍVICO-MILITARES E O DESENVOLVIMENTO DA MORALIDADE. SCHÈME: REVISTA ELETRÔNICA DE PSICOLOGIA E EPISTEMOLOGIA GENÉTICAS, v. 13, p. 63-92, 2021.http://dx.doi.org/10.36311/1984-1655.2021.v13n2.p63-92

ZECHI, J. A. M. ; FRICK, L. T. ; MENIN, M. S. S. . Educação para a convivência ética: uma emergência. REVISTA ESPAÇO PEDAGÓGICO, v. 28, p. 1123-1148, 2021. http://dx.doi.org/10.5335/rep.v28i3.11411

AMARAL, E. L. ; Trombini-Frick, L. . Engajamento acadêmico e saúde mental positiva entre estudantes universitários. REVISTA INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR, v. 9, p. 1-20, 2023. http://dx.doi.org/10.20396/riesup.v9i00.8665450

Luna, G. L. M. ; STELKO-PEREIRA ; ALVES, D. L. G. ; SILVA, S. R. ; Nunes, B. R. . Crenças, autoeficácia e estratégias de professores diante do bullying. EDUCAÇÃO: TEORIA E PRÁTICA, v. 33, p. 1-22, 2023. http://dx.doi.org/10.18675/1981-8106.v33.n.66.s16671

CORTEZ, PEDRO AFONSO ; DA SILVA VEIGA, HEILA MAGALI ; STELKO-PEREIRA, ANA CARINA ; LESSA, JOÃO PAULO ARAÚJO ; MARTINS, JUCIMARA ZACARIAS ; FERNANDES, SHEYLA CHRISTINE SANTOS ; PRIOLO-FILHO, SIDNEI RINALDO ; QUELUZ, FRANCINE NÁTHALIE FERRARESI RODRIGU ; TROMBINI-FRICK, LORIANE ; PERES, RODRIGO SANCHES . Brief Assessment of Adaptive and Maladaptive Coping Strategies During Pandemic. Trends in Psychology, v. 1, p. 1-15, 2023. http://dx.doi.org/10.1007/s43076-023-00274-y

BEZERRA, LUIZA LUANA DE ARAÚJO LIRA ; ALVES, DAYSE LORRANE GONÇALVES ; NUNES, BRUNA RODRIGUES ; STELKO’PEREIRA, ANA CARINA ; FLORÊNCIO, RAQUEL SAMPAIO ; GOMES, ILVANA LIMA VERDE . Anti-Bullying Interventions With an Emphasis on Bystanders: A Scoping Review. JOURNAL OF SCHOOL HEALTH, v. jun, p. 1-10, 2023. http://dx.doi.org/10.1007/s43076-023-00274-y

Amaral, M. P. do ; PINTO, F. J. M. ; ALVES, D. L. G. ; SILVA, S. R. ; STELKO-PEREIRA . Adolescência e Comportamento Infrator: Correlação com Fatores Sociodemográficos, Envolvimento em Drogas e Habilidades Sociais. SAÚDE E DESENVOLVIMENTO HUMANO, v. 10, p. 1-12, 2022. http://dx.doi.org/10.18316/sdh.v10i3.8300

ALVES, D. L. G. ; SILVA, S. R. ; MARTINS JUNIOR, A. T. ; Nunes, B. R. ; STELKO-PEREIRA . Avaliação de Jogos de Prevenção ao Bullying por Estudantes do Ensino Fundamental. EXTENSÃO EM FOCO, v. 27, p. 1-12, 2022. http://dx.doi.org/10.5380/ef.v0i%2027

FERRARESI RODRIGUES QUELUZ, FRANCINE NÁTHALIE ; LESSA, JOÃO PAULO ; RINALDO PRIOLO FILHO, SIDNEI ; TROMBINI FRICK, LORIANE ; ZACARIAS MARTINS, JUCIMARA ; SANCHES PERES, RODRIGO ; MAGALI SILVA VEIGA, HEILA ; CHRISTINE SANTOS FERNANDES, SHEYLA ; STELKO-PEREIRA, ANA CARINA ; CORTEZ, PEDRO A. . Adaptação e evidências de validade do Traumatic Grief Inventory para o Brasil. Ciencias Psicológicas, v. 16, p. 1-13, 2022. http://dx.doi.org/10.22235/cp.v16i2.2442

Falcão, C. S. N. ; STELKO-PEREIRA, ANA C. ; ALVES, D. L. G. . Envolvimento de alunos com TEA em situações de bullying de acordo com múltiplos informantes. EDUCAÇÃO E PESQUISA, v. 47, p. 1-20, 2021. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-4634202147217359

YANO, V. A. N. ; FRICK, L. T. ; STELKO-PEREIRA ; ZECHI, J. A. M. ; AMARAL, E. L. ; CUNHA, J. M. ; CORTEZ, P. A. . Validity evidence for the multidimensional scale of perceived social support at university and safety perception at campus questionnaire. International Journal of Educational Research, v. 107, p. 101756, 2021. http://dx.doi.org/10.1016/j.ijer.2021.101756

Frick, L. T. ; KRUBNIKI, V. R. ; STELKO-PEREIRA, ANA CARINA ; Almeida, R. . Ações formativas para docentes em tempos de pandemia. e-Mosaicos, v. 10, p. 177-192, 2021.

ALVES, D. L. G. ; SILVA, S. R. ; Nunes, B. R. ; Cruz, T. C. ; PINTO, F. J. M. ; STELKO-PEREIRA . Uso de álcool por adolescentes envolvidos em bullying e cyberbullying, como autores, vítimas e autores-vítimas: uma revisão sistemática da literatura. REVISTA GERENCIA Y POLITICA DE SALUD, v. 20, p. 1-26, 2021. http://dx.doi.org/10.11144/javeriana.rgps20.uaab

VALLE, JESSICA E. ; WILLIAMS, LUCIA C. A. ; STELKO-PEREIRA, ANA C. . Whole-school antibullying interventions: A systematic review of 20 years of publications. PSYCHOLOGY IN THE SCHOOLS, v. 1, p. 1-16, 2020. http://dx.doi.org/10.1002/pits.22377

MATOS, K. J. N. ; STELKO-PEREIRA ; LOURINHO, L. A. . Vitimização de funcionários a alunos: violência explícita, disfarçada por práticas escolares e negligência. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT, v. 9, p. e182996757, 2020. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i9.6757

MATOS, K. J. N. ; STELKO-PEREIRA, ANA C. ; GONDIM, R. S. ; BRITO, R. M. S. ; NASCIMENTO, D. F. ; LOURINHO, L. A. . Qualidade de vida de universitários de uma instituição pública no Ceará. Brazilian Journal of Development, v. 6, p. 68024-68045, 2020. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv6n%209%20-%20295

MATOS, KARLA JULIANNE NEGREIROS ; STELKO PEREIRA, ANA CARINA ; ANDRADE LOURINHO, LIDIA ; MAIA PINTO, FRANCISCO JOSÉ ; SOUSA GONDIN, RAIANNY DE ; NEGREIROS DE MATOS, GLAYDSON DIEGO . Violência sexual na infância: um estudo retrospectivo com universitários. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT, v. 9, p. e954997952, 2020. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i9.7952

Frick, L. T. (2020). Responsabilidade social e relações com pares na infância. EDUCA-Revista Multidisciplinar em Educação, 7(17), 672-686. http://dx.doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4939 

Frick, L. T., Krubniki, V. R., Stelko-Pereira, A. C., & Almeida, R. (2021). AÇÕES FORMATIVAS PARA DOCENTES EM TEMPOS DE PANDEMIA. e-Mosaicos, 10(25), 177-192. http://dx.doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.58842 

Frick, L. T., Menin, M. S. S., & Tognetta, L. R. P. (2013). Um estudo sobre as relações entre os conflitos interpessoais e o bullying entre escolares. Reflexão e Ação, 21(1), 93-113.

Frick, L. T., Menin, M. S. S., Tognetta, L. R. P., & Del Barrio, C. (2019). Estratégias antibullying para o ambiente escolar. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 1152-1181. http://dx.doi.org/10.21723/riaee.v14i3.12380 

Grizotes, B. D. M. C., & Frick, L. T. (2021). ESCOLAS CÍVICO-MILITARES E O DESENVOLVIMENTO DA MORALIDADE. Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas, 13(2), 63-92. http://dx.doi.org/10.36311/1984-1655.2021.v13n2.p63-92 

Kmiecik, G., Santos, M. P., dos Santos, E. P., del Mouro, K. A. G., Stelko-Pereira, A. C., & Frick, L. T. (2021). Construção de materiais formativos digitais inclusivos: desafios e possibilidades. Extensão em Foco, (23). http://dx.doi.org/10.5380/ef.v0i23.80492

Peres, R. S., Frick, L. T., Queluz, F. N. F. R., Fernandes, S. C. S., Priolo, S. R., Stelko-Pereira, A. C., … & Cortez, P. A. (2021). Evidências de validade de uma versão brasileira da Fear of COVID-19 Scale. Ciência & Saúde Coletiva, 26, 3255-3264. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232021268.06092021 

Yano, V. A. N., Frick, L. T., Stelko-Pereira, A. C., Zechi, J. A. M., Amaral, E. L., da Cunha, J. M., & Cortez, P. A. (2021). Validity evidence for the multidimensional scale of perceived social support at university and safety perception at campus questionnaire. International Journal of Educational Research, 107, 101756.http://dx.doi.org/10.1016/j.ijer.2021.101756 

Livros 

GOMIDE, P. I. C. (Org.) ; STELKO-PEREIRA, ANA C. (Org.) . Bullying – Perspectivas e Propostas Nacionais de Intervenção. 1. ed. Curitiba: Juruá, 2020. v. 1. 156p .

Williams, L. C. A. (Org.) ; STELKO-PEREIRA, ANA CARINA (Org.) . Violência Nota Zero: como aprimorar as relações na escola?. 1. ed. São Carlos: EDUFScar, 2013. v. 1. 244p .

Williams, L. C. A. (Org.) ; PADOVANI, R. C. (Org.) ; ARAUJO, E. A. C. (Org.) ; STELKO-PEREIRA (Org.) ; EISENSTEIN, E. (Org.) . Enfrentamento à violência na escola.. 1. ed. São Carlos: Pedro e João, 2010. v. 1. 68p .


STELKO-PEREIRA
; ZECHI, J. A. M. (Org.) ; Frick, L. T. (Org.) . Mycelium: (Re)construindo conexões na educação. 1. ed. Curitiba: UFPR, 2021. v. 1. 200p 


STELKO-PEREIRA, ANA CARINA
; ALVES, D. L. G. (Org.) ; DELARI, L. C. (Org.) ; WATANABE, T. M. (Org.) ; Rodrigues, L. F. (Org.) ; MARCELINO, J. C. G. (Org.) . Vivências socioemocionais para o enfrentamento do bullying. 1. ed. Curitiba: UFPR, 2022. v. 1. 154p .


Martins, M. D. N. (Org.) ; AVILA, P. C. K. (Org.) ; STELKO-PEREIRA, ANA C. (Org.) . Vivências socioemocionais para o desenvolvimento da conscienciosidade de adolescentes. 1. ed. Curitiba: UFPR, 2021. v. 1. 179p .

FRICK, L. T.; BRAGA, Paola C. P (Org.) ; BARTELMEBS, Roberta Chiesa (Org.) . NARRATIVAS SOBRE FEMINILIDADES. 1. ed. EDITORA CRV, 2020. v. 1. 248p . http://dx.doi.org/10.24824/978655578825.9

STELKO-PEREIRA, A. C. (Org.) ; ZECHI, J. A. M. (Org.) ; FRICK, L. T. (Org.) . Mycelium: (re) construindo conexões na educação. 1. ed. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2021. v. 1. 264p .

Frick, L. T. (2019). Prevenção e contenção do bullying escolar: ações teóricas e governamentais no Brasil e na Espanha. Editora CRV. Disponível aqui.

Gomide, P. I. C & Stelko-Pereira, A. C. (Orgs.) (2020) Bullying: perspectivas e propostas nacionais de intervenção. Juruá Editora. Disponível aqui.

E-books/cartilhas 

Cartilha “B-A-BÁ do consentimento sexual para garotas”. Disponível aqui.

Cartilha “B-A-BÁ do consentimento sexual para garotos”. Disponível aqui.

Frick, L. T., Ponciano, P. C. & Bartelmebs, R. C. (Orgs) (2020) Narrativas sobre feminilidades. Editora CRV. Disponível aqui.(e-book gratuito no site)

Stelko-Pereira, A. C., Zechi, J. A. M., Frick, L. T. (Orgs.) (2021) Mycelium: (re) construindo conexões na educação. 1. ed. Curitiba: Universidade Federal do Paraná. 

Stelko-Pereira, A. C., Alves, D. L. G., Delari, L. C., Watanabe, T. M., Rodrigues, L. F., Marcelino, J. C. G. (Orgs.) . Vivências socioemocionais para o enfrentamento do bullying. 1. ed. Curitiba: UFPR, 2022. v. 1. 154p . Disponível aqui

Relatórios de pesquisa

Frick, L. T., Stelko-Pereira, A. C., Zechi, J. A. M., Cunha, J. M., Yano, V. A. N. (2020) Clima Universitário: conhecer para intervir. Curitiba, Projeto Convivência entre adolescentes e jovens na escola e universidade.  DOI:  10.13140/RG.2.2.17668.24967 [Demais relatórios da pesquisa acessíveis aqui.]

Tecnologias lúdicas

Stelko-Pereira, A. C., Silva, J. de A., Matsunaga, G., Pontes, L. B., Lopes, N. R. L., Santini, P. M. et al. (2022). Não Caia na Rede. Curitiba: UFPR. Disponível aqui link para vídeo explicativo sobre o jogo aqui

Vídeos

Série “Muito mais que giz e apagador”. Trata-se de seis vídeos curtos para docentes sobre os seguintes temas: 1. O cuidado de si e do outro, 2. Comunicação, 3. Interações pessoais, 4. Gestão do tempo, 5. Metodologias ativas e 6. Autoeficácia. Disponível aqui