Sobre nós

O Observatório do Clima Institucional e Prevenção da Violência em Contextos Educacionais, carinhosamente apelidado de Xará, tem o grande sonho de que os ambientes educacionais sejam felizes e livres de desrespeito e violência. Assim, no Observatório busca-se promover  boas relações interpessoais e bem-estar nos ambientes educativos e apoiar o desenvolvimento acadêmico, moral e socioemocional de estudantes, professores e outros funcionários de contextos  educativos, sejam eles formais ou não formais, como Casas de Acolhimento a Crianças e Adolescentes.Todas as ações, serviços e produtos  desenvolvidos no Observatório articulam evidências científicas, formação profissional de alta qualidade,  dialogicidade entre Universidade e comunidade e defesa dos Direitos Humanos, Democracia e Inclusão social. Para o alcance de seus objetivos, o Observatório conta com uma equipe multidisciplinar, constituída por docentes da Universidade Federal do Paraná e instituições parceiras, estudantes de graduação e de pós-graduação e profissionais voluntários.

Desde sua fundação, em 2020, O Observatório Xará, já elaborou gratuitamente três e-books, um jogo de tabuleiro, cinco vídeos animados, mais de 200 art-posts, duas lives com adolescentes e um programa formativo de 180 horas. Este programa denomina-se Mycelium: (re)construindo conexões na educação, com cinco cursos, disponibilizados na UFPRVirtual, voltados especialmente para docentes de Ensino Médio e Superior:  Convivência ética em contextos educacionais; Violências em ambiente educacional e bullying; Competências socioemocionais; Cuidados em saúde mental e Metodologias ativas de ensino. A formação é assíncrona e em menos de dois meses de seu lançamento, contava com 200 inscritos. 

Esta formação tem sido bem aceita. Alguns concluintes servidores da UFPR relataram:

 “Acredito que muitos professores estão nessa situação, o que percebo é que ligamos o botão “Start” e esquecendo de apertar o botão “Stop”. Este curso está nos mostrando que devemos pisar no freio e respirar, desacelerar e olhar a vida que está passando a cada segundo (…)”; 

 “As reflexões dessa semana foram muito significativas para mim, pois permitiram reafirmar que são possíveis estratégias que contribuem para o equilíbrio da saúde mental, assim como a autocompreensão das instabilidades e variações…”; 

Esse módulo está me fazendo refletir bastante sobre o cuidado com minha saúde mental e também com a dos meus alunos e colegas. Muito interessante o vídeo do material de apoio e a reflexão da dificuldade das pessoas com doença mental de encontrarem tratamento e acompanhamento e que a ideia de preparar pessoas da comunidade para auxiliar é de extrema importância.”

Por fim, Xará é um termo TUPI GUARANI e quer dizer “amigo” ou “aquele que tem meu nome”. Então, se você se identificou com o Observatório, deseja fazer parte da equipe ou construir uma parceria institucional, entre em contato. Venha lutar para que os ambientes educacionais sejam mais felizes e livres de desrespeito e violência!