Violência Nota Zero

Violência Nota Zero: promoção de relações interpessoais saudáveis

É um sonho antigo que os problemas sociais não envolvam mais a violência entre as pessoas. Enquanto sociedade, os gastos com sistemas de segurança, com a remediação dos efeitos físicos e psicológicos da violência e a perda de capital humano são imensas. Sem dúvida, a busca desse sonho deve ocorrer em todos os âmbitos, sendo o ambiente escolar, um contexto primordial. Nesse sentido, o projeto Violência Nota Zero: promoção de relações interpessoais saudáveis realizou em 2020 e 2021 diversos materiais audiovisuais para a prevenção do bullying, promoção dos Direitos Humanos e da cultura de paz em um esforço conjunto com o projeto Convivência ética: promovendo relações sociais saudáveis entre adolescentes e jovens.

Estes materiais foram construídos e disponibilizados no Instagram e Facebook do Observatório Xará, por meio de uma equipe multidisciplinar com cerca de 18 alunos de graduação, uma aluna de pós-graduação e cinco docentes. As decisões do projeto são sempre realizadas coletivamente pela equipe, de modo a se desenvolver o protagonismo discente e se ter um ambiente produtivo e inovador. Estes materiais foram elaborados de maneira a serem o mais acessíveis possível, defendendo a valorização social da diversidade humana e englobaram artposts e vídeos, que foram organizados nas seguintes categorias:

  1. Xará Indica, o qual sugere filmes, livros, curta-metragem, eventos, dentre outros
  2. Sobre nós, o qual conta um pouco sobre a equipe do Observatório
  3. Pesquisas, que explicam de modo didático resultados de estudos realizados no Observatório
  4. Dilemas Xará, que apresentam dilemas morais a serem discutidos nas redes sociais e
  5. Frentes de ação que convida pessoas a participarem de ações do grupo Xará.

Houve cerca de 120 publicações e há 550 seguidores no Instagram. Os comentários às publicações e diálogos informais com representantes da comunidade escolar têm sido considerados no momento da elaboração dos materiais de modo a se ter interação dialógica. O conteúdo dos materiais se baseia em resultados de estudos científicos. Espera-se expandir as ações do projeto por meio de realização de Lives junto a alunos e docentes de escolas e aplicação de um curso de 60 horas via UFPR aberta.